terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Computador-Saiba o que é Bit, Byte e clock


                                                                    CLOCK

  O clock é um gerador de pulsos. Ele funciona como medidor da comunicação interna do computador. Quanto maior for o número de pulsos gerados em um intervalo de tempo, maior será a velocidade de comunicação entre um componente outro. A unidade utilizada para representar a divisão de segundos é o hertz, cujo símbolo é hz.

                               
                                                                    BIT E BYTE 

  Para um caractere ser armazenado na memória de um computador, é necessário que este seja codificado, o que reduz a ama combinação de dois símbolos fundamentais.
  Assim é muito mais simples a construção de um computador, pois, em vez de ter de reconhecer dezenas de caracteres, ele só precisa reconhecer certos caracteres básicos. A codificação de informações nos computadores envolve o conceito de bit.

                                           
                                                              O CONCEITO DE BIT

  Como já foi dito anteriormente, o computador utiliza dois caracteres, ou símbolos  fundamentais  como 0 e 1, sendo chamados de ``dígitos binários`` ou, simplesmente, Bit. Ou seja, são dois os símbolos primordiais, aos quais  se atribui a denominação de ``Bit 0 e Bit 1``. Normalmente estranhamos o sistema binário de numeração, mas, para o computador, apresenta-se como r ideal.

                                                                O CONCEITO BYTE 

  O registro de computador é feito por meio de caracteres, que são registrado num conjunto de bits. A maior parte utiliza o registro de caracteres de 8 bits, mas podem ser usado em grupos de 6, 8, 12, 24, e 64bits. Um grupo de bits recebe o nome de Byte.  
       

                                                           O SISTEMA BINÁRIO 

   O computador, para dar andamento à execução, extrai informações da memória central, e a memória  utilizada somente códigos binários. Aparentemente, o código binário parece limitado, mas, por uma série de combinação  de bits, é possível realizar infinitas representações.

                                                           O SISTEMA HEXADECIMAL

  Os computadores mais modernos utilizam um sistema hexadecimal , em que o sistema de numeração tem base 16. No sistema decimal, cada posição de um número é dez vezes maior que o número colocado à sua esquerda. No sistema binário cada posição de um número é duas vezes maior que o colocado a sua direita. Isso também ocorre no sistema hexadecimal, com a multiplicação do valor da casa à esquerda por 16.
  O sistema decimal contém somente dez caracteres, e não se sabia  como caracterizar os demais  símbolos do sistema hexadecimal, que contém dezesseis caracteres.  A solução para esse problema foi colocar seis letras pertencentes ao nosso alfabeto, mais especificamente de A a F.

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário